A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: opendir(/var/cpanel/php/sessions/ea-php55): failed to open dir: Permission denied

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 329

Backtrace:

File: /home/crieufrj/public_html/index.php
Line: 292
Function: require_once

Blogs | Crie
Menu Busca
Blogs

Blogs

  • Abre-te, Sésamo! A inauguração do “universo paralelo da paz” no Oriente Médio

    Esse não é um texto sobre guerras nem sobre avanço da ciência, é sobre a resiliência humana diante do negativo e da destruição. 

  • A Internet das Coisas não está esperando por nada: não pisque o olho ou vai perder

    A Internet das Coisas só vai decolar se os consumidores puderem confiar nela." A frase foi retirada de um texto da Delloite, Penso que essa é uma ideia equivocada.

  • O futuro é muito melhor do que você pensa

    Se você não garante ao inventor que no futuro ele vai recuperar tudo o que ele investiu na invenção, ele para de inventar. Assim surgiram as chamadas leis de patentes. Tudo fez muito sentido nos 500 anos seguintes.

  • Vamos ter que desapegar do controle editorial

    O problema é sério, cabem muitas discussões para diagnosticá-lo assim como podem existir muitas ideias para contorná-lo. No entanto, acredito que uma coisa precisa ficar de fora dessa discussão: o controle editorial das redes sociais.

  • Crise econômica ou de paradigma?

    Migrar empresas do século XX para o século XXI é extremamente difícil. Não existem certezas sobre os resultados dessas empreitadas, mas o certo é que, lutar contra a disrupção causada pelo mundo digital definitivamente não é uma alternativa. Cuidado: quando um novo paradigma liberta, o anterior aprisiona.


  • MIND THE GAP

    Quem já andou no metrô de Londres sabe que mind the gap é uma recomendação quase obsessiva da TFL (Transport for London, empresa que faz a gestão da mobilidade da cidade). A expressão que significa “cuidado com o vão” alerta para o risco do passageiro de introduzir o pé no vão que existe entre a plataforma e o vagão do trem. 

  • “Mostre-me um muro com 15 metros e eu lhe mostro uma escada com 16..."

    Tudo ainda não passa de especulações, mas é possível que os terroristas dos ataques a Paris (13/11/15) tenham se comunicado via PlayStation 4. 

  • Network Thinking, Ciência das Redes e Big Data

    Em 2014 o Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da Coppe/UFRJ, lançou um curso para colocar Big Data na agenda estratégica dos gestores brasileiros.

  • O que é Open Data?

    O CRIE//COPPE/UFRJ será o primeiro nó da rede mundial do Open Data Institute na América do Sul.

  • Quem vai dominar o mundo? A questão do controle dos dados

    No dilema do tipo "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" devemos nos perguntar antes se o bicho precisa mesmo existir.

  • O Facebook pisou na bola?

    Algumas pessoas me perguntaram o que eu penso sobre a divulgação da experiência que o Facebook fez recentemente para entender como as emoções dos seus usuários variam de acordo com as notícias que lêem. 

  • Marco Civil da Internet e Inovação

    Amanhã, 19/02/14, o congresso brasileiro deve começar a votar o marco civil da internet. Trata-se de um projeto de lei que "visa consolidar direitos, deveres e princípios para utilização e desenvolvimento da Internet no Brasil". 


  • Open Data Day

    Um convite para ouvir e falar sobre compartilhar dadosDados digitais têm se tornado cada vez mais importantes para geração de conhecimento. 

  • Ninguem pediu sua opinião

    A melhor definição que já ouvi da sociedade na qual vivemos é: “somos a sociedade de 7 bilhões de pessoas com problemas complexos" (Carlos Nepomuceno). Gosto dela porque não é uma definição.  É uma constatação de fatos, portanto será sempre dinâmica. Pode-se acrescentar outros fatos e a definição vai se adequando à sua lógica.

  • O nome do jogo é Open Data

    Recentemente a mídia comum, ou a mídia de massa, tem abordado bastante o tema Big Data.

  • Follow us!

    Na ultima publicação que fiz (leia aqui), deixei a frase final para servir de gancho para um novo post que pretendia escrever. Não precisava. Assim que publiquei o texto, vi no Facebook o link para uma nota no site do Jornal Estadão: “Abin monta rede para monitorar internet”


  • Como captar

    Em sua coluna para o jornal O Globo ontem (19/06/13), o jornalista Merval Pereira destaca uma coisa importante em relação aos protestos recentes no Brasil, iniciados a partir do aumento tarifas de transportes públicos.

  • Open data não é bandeira.

    No final da década de 80, uso intensivo dos computadores gerou uma preocupação muito natural entre os filósofos: que impacto isso teria no conhecimento?

  • Coisas que a era Big Data não inventou

    Em 1985, foi publicado nos Cadernos de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz, RJ) um artigo sobre a turbeculose no Brasil. O trabalho relacionava a condição social e econômica de uma população com a incidência de casos e mortes pela doença.

  • Big Data e a Ciência das Redes

    Não tem como definir. O potencial revolucionário do Big Data é sua própria definição.
    A incrível quantidade de dados digitais que a internet produz está prestes a causar uma revolução em todas as áreas do conhecimento humano.

  • Big Data. Isso lhe interessa?

    Em setembro de 2012 li um artigo sobre ciência das redes publicado no site Edge.org. O texto era do cientista Albert-Lazló Barabási, professor e diretor do Centro de Pesquisas em Redes Complexas da Universidade de Northeastern, em Boston.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: