Menu Busca
Cursos

WIDA DATASUS

Apresentação

Saiba Mais

Grandes players do setor de consultoria e pesquisa para gestão e inovação são unânimes em afirmar que o modelo produtivo baseado na Web e o processo de tomada de decisão baseado em dados são tendências irreversíveis. Com isso, modelos de negócios consagrados e competências e habilidades tradicionais estão vulneráveis a sofrer disrupções severas.

Longe de ser uma ameaça, esse cenário é uma oportunidade para os que estiverem preparados. A maior barreira para a sobrevivência nesse contexto não é tecnológica, como pode parecer à primeira vista. Pesquisas recentes indicam que a maioria das empresas ainda não compreende o verdadeiro impacto dos ambientes digitais na sociedade, nem sabe como criar modelos de negócio que transformem grande volume de dados em melhores decisões e resultados.

O WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience) foi desenvolvido para preparar profissionais para conceber, implantar e gerenciar projetos para utilização inteligente da estrutura (rede) e dos dados gerados em ambiente digital (big data).

Diferencial

O WIDA lhe prepara para desenvolver as competências imprescindíveis para agir no século XXI: visão da complexidade, abordagem e modelagem de problemas complexos, gestão do ambiente digital, geração de valor a partir de dados digitais, tomada de decisão data driven e criação de novos modelos de negócio. O curso está alinhado com a vanguarda do pensamento internacional que estuda, analisa e cria oportunidades no mundo empoderado pela Internet. A fundamentação teórica, panorama atual e tendências apresentadas são constantemente atualizadas pelos pesquisadores do Crie.

Veja aqui o professor Marcos Cavalcanti falando sobre o mundo digital e sobre o curso.

Público-alvo

Saiba Mais

O WIDA foi desenhado com o objetivo de preparar pessoas para atuarem em projetos de big data de modo estratégico e sistêmico. Desse modo o curso interessa aos profissionais com os seguintes perfis:

EXECUTIVO / ANALISTA DE NEGÓCIOS: profissionais que atuam na área de negócios. O curso lhe ajudará a compreender os impactos do ambiente digital na sua área de atuação, a se posicionar diante das ameaças de disrupções, a usar dados digitais para melhorar a performance da sua empresa, além de lhe oferecer segurança para se comunicar melhor com especialistas em TI.

QUANTITATIVO: profissionais que atuam em projetos com foco quantitativo como engenharia ou estatística. O curso lhe ajudará a entender como a gestão do Ecossistema Big Data pode melhorar os outputs do seu trabalho, além de lhe oferecer segurança para se comunicar melhor com especialistas em TI.

TECNOLÓGICO (T.I.):  profissionais responsáveis por tecnologias da informação. O curso lhe mostrará como o ambiente digital está modificando os negócios, como usar as T.I. para empoderar o tomador de decisão, além de lhe preparar para atuar como analista de negócios ou se comunicar melhor com profissionais da área.

PROFISSIONAL LIBERAL: profissionais que atuam de modo autônomo ou semiautônomo nas áreas de medicina, educação, direito, jornalismo, etc. O curso lhe mostrará como dados digitais podem lhe ajudar a desempenhar melhor sua profissão e você desenvolverá as competências para fazer a gestão do Ecossistema Big Data no seu domínio de atuação.

Pré-requisito

Saiba Mais

Nível superior completo, inglês para leitura, compromisso com o desenvolvimento de um projeto final de curso.  Não é exigido nenhum background em estatística, matemática ou tecnologia da informação.

Coordenação

Saiba Mais
Foto de Marcos Cavalcanti
Marcos Cavalcanti

Fundou o Crie em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia de Produção) e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience).

É Membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros O Conhecimento em Rede e Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento e Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.
email: marcos@crie.ufrj.br


CURADORIA

Luciana Sodré

 Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, co foco em análise estratégica de ambiente digital (Ecossistema Big Data). Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ. Especialista em Big Data Estratégico. Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). Coordenadora de conteúdo e professora no curso WIDA (Web Intelligence e Analítica Digital). Coordenadora do ODI-Rio, nó da rede do Open Data Institute no Rio de Janeiro. Coordena o time brasileiro que elabora a versão em português do livro NETWORK do cientista Albert-László Barabasi.
email: luciana.sodre@crie.ufrj.br 



Informações

Saiba Mais
  • Dias das Aulas

    Aulas todas Terças - feiras
    Horário: 9h às 18h


  • Duração

    360 horas
    Aproximadamente: 12 meses

  • Local do Curso

    Rua do México, 128 - Centro / Rio de Janeiro
    Como chegar?

  • Certificado

    O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da UFRJ.

  • Material Didático

    Material será fornecido quando necessário.

  • Outras informações?

    Email: wida.datasus@crie.ufrj.br

Programa do curso

Saiba Mais

O programa do curso contempla todos os agentes e processos do Ecossistema Big Data. A visão de ecossistema do MBA WIDA é única, permitindo um posicionamento estratégico e uma gestão sistêmica do ambiente digital, aumentando as chances de sucesso do seu projeto. O curso está alinhado com a vanguarda do pensamento internacional que estuda, analisa e cria oportunidades no mundo empoderado pela Internet. Os encontros apresentam fundamentação teórica, panorama atual e tendências constantemente atualizadas pelos pesquisadores do CRIE.

A base do ecossistema é o mundo físico (não digital) onde são gerados dados sociais, transacionais e da chamada Internet das Coisas, e onde vigoram os acordos sociais que limitam e dirigem as tomadas de decisão baseadas em dados.

Aula Inaugural
Compartilhar a visão, valores, posicionamento e metodologia do curso, comprometer-se com o programa, avaliações e agenda e 'quebrar o gelo' entre os participantes.
Carga horária: 8 horas

Sociedade Digital
Reconhecer o contexto produtivo do século XXI: a digitalização e o uso intensivo da internet mudaram o mundo expondo a importância das redes complexas. Identificar as habilidades, competências e tecnologias necessárias para agir na sociedade digital.
Carga horária: 8 horas

Ciência das Redes
Apresentar o tema para um público multidisciplinar: a gênese da ciência e a estrutura, topologia e propriedades das redes (conceitos fundamentais para dataficação e modelagem digital de problemas complexos).
Carga horária: 8 horas

Mundo 3.0 e Indústria 4.0 onde estamos e para onde vamos?
Debater sobre questões filosóficas e teóricas relevantes para mudança de paradigma e apresentar metodologia para uma nova governança da espécie (humana), baseada em plataformas digitais colaborativas.
Carga horária: 16 horas

Ecossistema Big Data: Metodologia Crie
Listar e descrever os agentes Big Data de modo integrado, como um ecossistema. Apresentar a Metodologia Crie para projetos em Big Data. Desenvolver a habilidade para usar o Ecossistema Big Data como ferramenta de diagnóstico, comunicação e gestão estratégica de ambientes digitais.
Carga horária: 8 horas

Estratégia Emergente
Debater sobre as limitações dos modelos e ferramentas tradicionais de planejamento estratégico e apresentar alternativas para avaliação de cenários e análise de contextos hiperdinâmicos.
Carga horária: 8 horas

Empreendedorismo
Estimular a cultura empreendedora. Diferenciar ideia de oportunidade, identificar oportunidade e transformá-la em negócio e compreender os fundamentos de um plano de negócio. Preparar-se para empreender em ambiente digital onde consumidor também entra na cadeia produtiva e está cada vez mais envolvido no feedback e divulgação de informações de suas experiências de consumo.
Carga horária: 8 horas

Seminários: Tecnologias disruptivas e exponenciais
Envolver os alunos na exploração das possibilidades de tecnologias ou produtos como Blockchain, Identidade Digital, Biometria, Drones, Anonimização.
Carga horária: 4 horas

Open: Data, Information, Knowledge & Innovation
Apresentar a cultura Open Data como viabilizadora de alguns modelos de negócio inviáveis em ambientes restritivos. Associar o conceito open com as principais demandas da sociedade (transparência, sustentabilidade, equidade, acessibilidade e gestão de problemas complexos).
Carga horária: 4 horas

Projeto 1: Concepção Planejamento de projetos no ambiente digital
Apresentar termos, definições, metodologias e ferramentas de gestão de projetos. Orientar sobre formatos, normas e prazos da UFRJ para entrega do Projeto final do curso.
Carga horária: 8 horas 

Design Thinking
Desenvolver competências para definir um problema e de projetar para esse problema, utilizando técnicas e ferramentas de design.
Carga horária: 8 horas

Problemas complexos
Distinguir problemas simples, complicados e complexos e definir melhor abordagem para cada um deles.
Carga horária: 4 horas

Dataficação
Conhecer processos e metodologias que descrevem problemas complexos em forma de dados e exercitar utilizando casos reais ou fictícios.
Carga horária: 4 horas

Aquisição de Dados 1: IoT, Sensores e processos transacionais
Apresentar os principais conceitos, processos e ferramentas para aquisição de dados via sensores ou processos transacionais. Entender a importância da estrutura e granularidade adequadas.
Carga horária: 8 horas

Aquisição de Dados 2: Plataformas Sociais e Rastros Digitais
Apresentar os principais conceitos, processos e ferramentas para aquisição de dados via plataformas sociais (redes sociais, e-commerce, e-learning etc).
Carga horária: 8 horas

Workshop: Tecnologias disruptivas e negócios exponenciais
Desenvolver a capacidade de ver exponencialmente o impacto que as novas tecnologias digitais disruptivas exercem em determinados setores econômicos. No workshop usar os problemas definidos para os trabalhos de final de curso e exercitar o impacto e/ou o uso das tecnologias disruptivas nesses projetos.
Carga horária: 8 horas

Gamificação: técnicas de jogos para aquisição de dados
Apresentar técnicas de motivação e design usadas para desenvolvimento de jogos como ferramentas importantes para projetar processos de aquisição dos dados.
Carga horária: 8 horas

Governança de Dados
Definir parâmetros para boas tomadas de decisão na aquisição dos serviços de armazenagem, segurança, indexação, cópia, codificação, anonimização, compartilhamento entre outros.
Carga horária: 8 horas

Design Thinking (ferramentas)
Capacitar para a utilização de algumas ferramentas de Design, úteis para definição e projeto ide negócios.
Carga horária: 8 horas

Modelagem de Negócios
Discutir a lógica tradicional de modelagem de negócio e apresentar ferramentas de modelagem que atendam melhor ao paradigma digital onde a visão de rede, a colaboração, o compartilhamento e o conhecimento dão a tônica da geração de valor.
Carga horária: 8 horas

Estatística e Big Data Analytics
Apresentar os fundamentos e os conceitos da estatística (descritiva e inferencial) como subsídios importantes para definir o processo de transformação de dados em informação e para a tomada de decisão. Apresentar conceitos, softwares e aplicações de análises de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados.
Carga horária: 8 horas

Analítica de Dados: Algoritmos e suas funções
Apresentar noções básicas sobre algoritmos, responsáveis pela transformação de dados digitais em informações para a tomada de decisão. Listar e descrever os algoritmos mais usados apontando suas limitações e potenciais.
Carga horária: 8 horas

Visualização de Dados
Apresentar a visualização como ferramenta de comunicação da analítica. Desenvolver as competências para a escolha de um modelo adequado e as habilidades para usar uma ferramenta digital e interativa.
Carga horária: 8 horas

Big Data - Estudo de Casos
Apresentar casos de projetos em Big Data que se destacam pelo ineditismo, inovação, geração de valor ou mesmo pelo seu insucesso (experiências reais, que destaquem algo relevante na gestão estratégica do Ecossistema Big Data).
Carga horária: 8 horas

Cognição, racionalidade e tomada de decisão
Desenvolver a competência para decisões data-driven. Apresentar as dimensões cognitivas que envolvem um processo de tomada de decisão e suas relações com a Inteligência Artificial (AI). Estabelecer os limites das capacidades de decisão humana e de um computador.
Carga horária: 8 horas

Avaliação de Projetos Digitais Exponenciais no serviço público
Discutir as limitações das metodologias tradicionais de avaliação de projetos e apresentar novos princípios e valores que devem nortear as projeções do Retorno de Investimento (ROI) de projetos em ambientes digitais, no serviço público.
Carga horária: 8 horas

Aspectos Legais  do Ambiente Digital
Confrontar as novas práticas e a normas sociais vigentes. Apresentar criticamente pontos da Constituição, Marco Civil da Internet e outras leis, normas e regulamentações que podem promover ou restringir as inovações disruptivas. Discutir os impactos que o mundo digital tem causado sobre questões como direitos autorais, marcas e patentes, direito à privacidade, propriedade e uso de dados.
Carga horária: 8 horas

Grau de Prontidão para Big Data - Metodologia CRIE
Apresentar metodologia desenvolvida e utilizada pelo Crie para definição do grau de prontidão de uma empresa (ou setor produtivo de um país) para projetos em Big Data.
Carga horária: 8 horas

Mapa Estratégico para Big Data - Metodologia CRIE
Apresentar metodologia desenvolvida e utilizada pelo Crie para prospecção de oportunidades para projetos Big Data em qualquer setor ou atividade econômica.
Carga horária: 8 horas

Workshop: Open data
Exercitar a habilidade de encontrar fontes de dados abertos, reconhecer sua confiabilidade e apresentar metodologias para gerar valor a partir deles.
Carga horária: 8 horas

A Alma do Negócio: Filosofia e Ética da Informação
Refletir sobre filosofia e ética da informação. O papel do ser humano na condução de projetos em ambientes digitais. As questões de privacidade, anonimato, impacto das decisões, ganhos exponenciais e potenciais erros.
Carga horária: 8 horas

Projeto
Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos.
Carga horária: 40 horas

Qualificação de Projetos
Apresentação do projeto, em versão bem próxima da final, para uma banca composta pelos coordenadores do curso e o orientador do projeto. A presença de um especialista escolhido pelo grupo é facultativa.
Carga horária: 8 horas

Defesa de projeto
Apresentação do projeto para a banca julgadora formada pela banca de qualificação e mais um membro externo, especialista na área de atuação do projeto.
Carga horária: 8 horas


Próximas Turmas

Saiba Mais

Início: 18/12/2018

Investimento

Saiba Mais

NA

Inscrições

Saiba Mais

Para realizar a inscrição, clique aqui!

Este curso faz parte das seguintes áreas de pesquisa: