Menu Busca
Cursos

WIDA - Web Intelligence & Digital Ambience

Apresentação

Saiba Mais

Grandes players do setor de consultoria e pesquisa para gestão e inovação são unânimes em afirmar que o modelo produtivo baseado na Web e o processo de tomada de decisão baseado em dados são tendências irreversíveis. Com isso, modelos de negócios consagrados e competências e habilidades tradicionais estão vulneráveis a sofrer disrupções severas.

Longe de ser uma ameaça, esse cenário é uma oportunidade para os que estiverem preparados. A maior barreira para a sobrevivência nesse contexto não é tecnológica, como pode parecer à primeira vista. Pesquisas recentes indicam que a maioria das empresas ainda não compreende o verdadeiro impacto dos ambientes digitais na sociedade, nem sabe como criar modelos de negócio que transformem grande volume de dados em melhores decisões e resultados.

O WIDA foi desenvolvido para preparar profissionais para conceber, implantar e gerenciar projetos para utilização inteligente da estrutura (rede) e dos dados gerados em ambiente digital (big data).

Diferencial

As tecnologias para transformar esses dados em informações e para usar a rede digital como plataforma produtiva estão disponíveis e serão cada vez mais acessíveis a todos. A maior barreira não é falta de recursos financeiros nem  de habilidade técnica, mas o desconhecimento do verdadeiro impacto dos ambientes digitais na sociedade e de como criar modelos produtivos consistentes. 

O WIDA lhe ajuda a desenvolver as competências imprescindíveis para agir no século XXI: visão da complexidade, abordagem e modelagem de problemas complexos, gestão do ambiente digital, geração de valor a partir de dados digitais, tomada de decisão data driven e criação de novos modelos de negócio. O curso está alinhado com a vanguarda de pensadores e empreendedores que estudam, analisam e criam oportunidades no mundo empoderado pela Internet.

Veja aqui o professor Marcos Cavalcanti falando sobre o mundo digital e sobre o curso.

Público-alvo

Saiba Mais

O WIDA foi desenhado preparar pessoas para atuarem em projetos de big data de modo estratégico e sistêmico. Desse modo o curso interessa aos profissionais com os seguintes perfis:

EXECUTIVO / ANALISTA DE NEGÓCIOS
Você atua na área de negócios. O curso lhe mostrará os impactos do ambiente digital na sua área de atuação, como usar tecnologias digitais para se posicionar diante das ameaças de disrupções, como avaliar riscos, tomar boas decisões, melhorar os resultados da empresa e se comunicar melhor com seu público e com especialistas em TI.

QUANTITATIVO
Você atua em projetos com foco quantitativo como engenharia ou estatística. O curso lhe ajudará a entender como a gestão do ecossistema big data pode melhorar os outputs do seu trabalho, além de lhe oferecer informações para se comunicar melhor com especialistas em TI. 

TECNOLÓGICO (T.I.)
Você é responsável por tecnologias da informação. O curso lhe mostrará como o ambiente digital está modificando os negócios, como usar as T.I. para empoderar o tomador de decisão, além de lhe preparar para atuar como analista de negócios ou se comunicar melhor com profissionais da área. 

PROFISSIONAL LIBERAL
Você atua de modo autônomo ou semiautônomo nas áreas de medicina, educação, direito, jornalismo, etc. O curso lhe mostrará os impactos do ambiente digital na sua área de atuação, como as tecnologias digitais podem melhorar o seu desempenho e como fazer a gestão do ecossistema big data no seu trabalho.

Pré-requisito

Saiba Mais

Nível superior completo, inglês (para leitura) compromisso com o desenvolvimento de um projeto final de curso.  Não é exigido nenhum background em estatística, matemática ou tecnologia da informação.


Coordenação

Saiba Mais
Foto de Marcos Cavalcanti
Marcos Cavalcanti

Fundou o Crie em 1988. É doutor em Informática pela Université de Paris XI, professor da COPPE/UFRJ (Programa de Engenharia de Produção) e coordena os cursos de pós-graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence & Digital Ambience).

É Membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e coautor dos livros O Conhecimento em Rede e Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento e Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.
email: marcos@crie.ufrj.br


CURADORIA

Luciana Sodré

 Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, co foco em análise estratégica de ambiente digital (Ecossistema Big Data). Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ. Especialista em Big Data Estratégico. Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). Coordenadora de conteúdo e professora no curso WIDA (Web Intelligence e Analítica Digital). Coordenadora do ODI-Rio, nó da rede do Open Data Institute no Rio de Janeiro. Coordena o time brasileiro que elabora a versão em português do livro NETWORK do cientista Albert-László Barabasi.
email: luciana.sodre@crie.ufrj.br 



Informações

Saiba Mais
  • Dias das Aulas

    Aulas aos sábados
    (3 sábados por mês)
    Horário: 8:00 às 17:00

  • Duração

    360 horas
    Aproximadamente 14 meses


  • Local do Curso

    Av. Almirante Barroso, 90/5ºandar
    Centro – RJ
    Como Chegar?



  • Certificado

    O curso é reconhecido pelo MEC e fornece um certificado oficial da UFRJ.

  • Material Didático

    Material será fornecido quando necessário.

  • Outras informações?

    wida@crie.ufrj.br 
    UFRJ – Centro de Tecnologia 
    Bloco i-2002 / Sala 014c 
    Ilha do Fundão 
    Cidade Universitária

Programa do curso

Saiba Mais

O programa do curso contempla todos os agentes e processos do Ecossistema Big Data. A visão de ecossistema do MBA WIDA é única, permitindo um posicionamento estratégico e uma gestão sistêmica do ambiente digital, aumentando as chances de sucesso do seu projeto. O curso está alinhado com a vanguarda do pensamento internacional que estuda, analisa e cria oportunidades no mundo empoderado pela Internet. Os encontros apresentam fundamentação teórica, panorama atual e tendências constantemente atualizadas pelos pesquisadores do CRIE.

A base do ecossistema é o mundo físico (não digital) onde são gerados dados sociais, transacionais e da chamada Internet das Coisas, e onde vigoram os acordos sociais que limitam e dirigem as tomadas de decisão baseadas em dados.

Aula inaugural – 4 horas
Compartilhar a visão, valores, posicionamento e metodologia do curso, comprometer-se com o programa, avaliações e agenda, fazer as apresentações pessoais e 'quebrar o gelo' entre os participantes da turma.

Sociedade digital – 8 horas
Reconhecer o contexto produtivo do século XXI: a digitalização e o uso intensivo da internet mudaram o mundo expondo a importância das redes complexas. Identificar as habilidades, competências e tecnologias necessárias para agir na sociedade digital.

Ciência das Redes – 8 horas
Apresentar o tema para um público multidisciplinar: a gênese da ciência e a estrutura, topologia e propriedades das redes (conceitos fundamentais para dataficação e modelagem digital de problemas complexos).

Mundo 3.0 – 16 horas
Debater sobre questões filosóficas e teóricas relevantes para mudança do paradigma analógico para o digital.
Apresentar metodologia para uma nova governança da espécie (humana), baseada em plataformas digitais colaborativas.

Ecossistema big data – 8 horas
Listar e descrever os agentes do ambiente digital de modo isolado e integrado, como um ecossistema. Desenvolver a habilidade para usar a Metodologia Ecossistema Big Data (Crie) como ferramenta de diagnóstico, comunicação e gestão estratégica de ambientes digitais.

Aspectos legais do ambiente digital – 8 horas
Confrontar as novas práticas e a normas sociais vigentes. Apresentar criticamente pontos da Constituição, Marco Civil da Internet e outras leis, normas e regulamentações que podem promover ou restringir as inovações disruptivas. Desenvolver competências para participar do processo de elaboração de novos acordos sociais para o uso de dados e redes digitais.

Design thinking – 16 horas
Capacitar para a utilização de algumas técnicas e ferramentas de design, para definir um problema, projetar soluções e desenhar modelos de negócio.

Empreendedorismo – 8 horas
Estimular a cultura empreendedora. Diferenciar ideia de oportunidade. Identificar oportunidade e transformá-la em negócio e compreender os fundamentos de um plano de negócio. Desenvolver competências para empreender em ambiente digital onde consumidor também entra na cadeia produtiva e está cada vez mais envolvido no feedback e divulgação de informações de suas experiências de consumo

Problemas complexos e dataficação – 8 horas
Distinguir problemas simples, complicados e complexos e definir melhor abordagem para cada um deles. Conhecer processos e metodologias que descrevem problemas complexos em forma de dados e exercitar utilizando casos reais ou fictícios.

Aquisição de dados (IoT e processos transacionais + plataformas sociais e rastros digitais) – 16 horas
Apresentar os principais conceitos, processos e ferramentas para aquisição de dados via sensores ou processos transacionais. Entender a importância da estrutura e granularidade adequadas. Apresentar os principais conceitos, processos e ferramentas para aquisição de dados via plataformas sociais (redes sociais, e-comerce, e-learning, etc)

Gamificação – 8 horas
Apresentar a ideia de que o engajamento das pessoas e as experiências positivas no ambiente digital (site, app, totem, weareable etc) são fundamentais para a coleta de dados de modo contínuo e confiável. Capacitar para a utilização de técnicas de motivação e design usadas para desenvolvimento de jogos como ferramentas para projetar redes de usuários, interfaces e processos de aquisição de dados. 

Governança de dados – 8 horas
Definir parâmetros para boas práticas na definição, implementação e contratação de serviços de armazenagem, segurança, indexação, cópia, codificação, anonimização, compartilhamento entre outros.

Open: data, information, knowledge & innovation – 12 horas
Apresentar a cultura Open como viabilizadora de alguns modelos de negócio inviáveis em ambientes restritivos. Associar o conceito open com as principais demandas da sociedade (transparência, sustentabilidade, equidade, acessibilidade e gestão de problemas complexos). Exercitar a habilidade de encontrar fontes de dados abertos, reconhecer sua confiabilidade e apresentar metodologias para gerar valor a partir deles.

Estatística & big data analitics – 8 horas
Apresentar os fundamentos e os conceitos da estatística (descritiva e inferencial) como subsídios importantes para definir o processo de transformação de dados em informação e para a tomada de decisão. Apresentar conceitos, softwares e aplicações de análises de grandes volumes de dados, estruturados ou não estruturados.

Analítica de dados – 16 horas
Apresentar noções básicas sobre algoritmos, responsáveis pela transformação de dados digitais em informações para a tomada de decisão. Listar e descrever os algoritmos mais usados, apontando suas limitações e potenciais. Desenvolver a competência para decisões data driven. Apresentar as dimensões cognitivas que envolvem um processo de tomada de decisão e suas relações com a Inteligência Artificial (AI). Estabelecer os limites das capacidades de decisão humana e de um computador.

Visualização de dados – 8 horas
Apresentar a visualização como ferramenta de comunicação da analítica. Desenvolver as competências para a escolha de um modelo adequado ao risco das decisões e ao perfil dos tomadores de decisão. Desenvolver as habilidades para usar uma ferramenta digital e interativa.

Estratégia em contextos hiperdinâmicos – 8 horas
Apresentar as limitações do planejamento estratégico tradicional em contextos hiperdinâmicos e desenvolver competências para propor alternativas para o crescimento e alcance da liderança nesses ambientes 

Modelagem de negócios – 8 horas
Problematizar a lógica tradicional de modelagem de negócio e apresentar ferramentas de modelagem que atendam melhor ao paradigma digital onde a visão de rede, a colaboração, o compartilhamento e o conhecimento dão a tônica da geração de valor.

Retorno sobre o investimento de projetos digitais e exponenciais – 8 horas
Discutir as limitações das metodologias tradicionais de cálculo de retorno de investimento e apresentar novos princípios e valores que devem nortear as projeções do ROI de projetos em ambientes digitais e exponenciais

Grau de prontidão para big data – 8 horas
Desenvolver competências para avaliar a maturidade de uma empresa ou setor econômico para projetos digitais. Capacitar para a utilização da metodologia Crie de definição do grau de prontidão para projetos em big data. 

Mapa estratégico para big data – 8 horas
Desenvolver competências para identificar as melhores oportunidades para projetos big data. Capacitar para utilização da metodologia desenvolvida e utilizada pelo Crie para prospecção dessas oportunidades.

Filosofia e ética da comunicação – 8 horas
Refletir sobre o papel do ser humano na condução de projetos em ambientes digitais. Desenvolver competências para discutir e decidir sobre questões de privacidade, anonimato, impacto das decisões, ganhos exponenciais e potenciais erros.

Tecnologias disruptivas e exponenciais: seminário e workshop – 24 horas
Envolver os alunos na exploração das possibilidades de tecnologias com potencial disruptivo: Blockchain, Identidade Digital, Biometria, Robótica, Impressão 3D, etc. Desenvolver a capacidade de ver exponencialmente o impacto que as novas tecnologias digitais disruptivas exercem em determinadas setores econômicos. Usar os problemas definidos para os trabalhos de final de curso para exercitar esse raciocínio.

Tópico especial: Apresentação de casos – 8 horas
Apresentar casos de projetos em big data que se destacam pelo ineditismo, inovação, geração de valor ou mesmo pelo seu insucesso (experiências reais, que destaquem algo relevante na gestão estratégica do Ecossistema big data).

Qualificação e defesa de projetos – 16 horas

Próximas Turmas

Saiba Mais

Início das aulas: 11/05/2019
Inscreva-se, aqui!
 

Investimento

Saiba Mais

18 x R$ 1.200,00 (Total: R$ 21.600,00)
À vista com 15% de desconto: R$ 18.360,00

Inscrições

Saiba Mais

email: wida@crie.ufrj.br ou tel: (21) 3942-7843
UFRJ – Centro de Tecnologia (CT) - Bloco I -2000 / Sala 014c Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro

Este curso faz parte das seguintes áreas de pesquisa: