Menu Busca
Destaques

Destaques

Ciência das redes ajuda a explicar o que impede o crescimento do Brasil - novo livro do economista Paulo Gala

Complexidade Economica

O economista Paulo Gala* estuda desenvolvimento econômico há quase 20 anos. O que ele se pergunta sempre é o que pode explicar o desenvolvimento de uma nação e como projetar esse desenvolvimento. Nos últimos anos, Gala passou a incorporar os conceitos da ciência das redes para aprofundar suas pesquisas e propostas.

Em um mapeamento detalhado da economia de diversos países ao longo do tempo ele consegue demonstrar que a complexidade econômica é a topologia que garante a sustentabilidade do desenvolvimento de um país. Isso inclui diversidade de setores econômicos, em cada setor diversidade de produtos produzidos, diversidade de parceiros comerciais (tanto na exportação quanto na importação), diversidade do capital intelectual, dos modelos de negócio etc.

A complexidade se manifesta não apenas na quantidade e diversidade, mas no caráter dinâmico da economia. Quanto mais facilidade de mobilidade de ativos tangíveis (matéria prima, máquinas, equipamentos, pessoas) e intangíveis (informação, conhecimento, métodos, regulamentações), maior será a complexidade econômica de um país e portanto mais real e sustentável será seu desenvolvimento.

O resultado desse trabalho está em seu novo livro que está pronto para ser publicado. Se desejar garantir seu exemplar e ainda obter descontos e outras vantagens, participe do crowdfunding que o autor está promovendo (até 16 de março!).


*Paulo Gala participa do 'Network Science - Fascinating Journey', projeto de tradução para o português do livro Network Science do cientista Albert László-Barabasi, coordenado pelo Crie. saiba  em NetworkScienceFascinatingJourney


Luciana Sodré
Pesquisadora e consultora do Crie / Coordenadora do projeto Network Science - Fascinating Journey



A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: