Menu Busca
Destaques

Destaques

Sejam bem - vindos novos empreendedores!

CRIE inicia consultoria para os vencedores do Prêmio PROTESTE INOVAÇÃO 2015

CRIE inicia consultoria de negócios para o desenvolvimento dos projetos vencedores do Prêmio PROTESTE INOVAÇÃO 2015. No final do ano passado três projetos que podem auxiliar os consumidores a economizar luz foram premiados pela Proteste Associação de Consumidores.

O projeto vencedor, desenvolvido pela empresa Eletromaq, simula um jogo virtual em que a economia da energia é vital para manter o "bichinho virtual" ativo, e se propõe a engajar os jovens para ajudar a família a economizar luz. A ideia levou o prêmio de R$ 50 mil  e consultoria de 88 horas para negócios, patentes e técnica.

O jogo também pode ser compartilhado por meio de competição, para ver quem economiza mais. Trata-se de um equipamento (semelhante a um rádio relógio com tela LCD) e um bichinho virtual, por meio de um aplicativo para smartphone, interligados a redes sociais e a rede elétrica da residência.

A vida do bichinho virtual está ligada ao consumo de energia em casa, forçando a redução de uso para mantê-lo energizado, gerando pontos na rede social e competindo com amigos em quão energizado está seu bichinho, além de obter descontos da concessionária de energia para quem alcançar meta e favorecer a cultura de consumo menor.

O segundo projeto premiado foi desenvolvido pelas engenheiras Tuane Lisboa Silva Paixão (responsável) e Danielle Teixeira Oliveira. Ele propõe um sistema de gerenciamento do consumo acoplado ao relógio de energia, que poderá ser instalado facilmente. O sistema informatiza o sistema de distribuição de energia. O público alvo é o consumidor residencial.

O terceiro projeto é da empresa Pensys e permite o carregamento das baterias dos painéis de energia solar utilizando a eólica. É o aerogerador Windsolar, indicado para regiões litorâneas com mais vento. Pretende gerar cerca de 500W média dia, ou seja, 12KWh dia, reduzindo assim o consumo geral da rede elétrica de distribuição, com instalação no topo do prédio e ligação na rede interna. Seria aplicável principalmente para prédios urbanos (condomínios, órgãos públicos, etc.) a partir de quatro andares.

O Crie atenderá individualmente cada projeto, mas haverá momentos de integração para troca de ideias e apoio mútuo. O foco do trabalho será nas áreas de expertise do Crie: cadeia de valor dos produtos, geração e aproveitamento dos dados digitais e avaliação dos ativos intangíveis. Além da consultoria de negócios os vencedores do concurso receberão da Proteste apoio para registro de patentes e consultoria para viabilização técnica dos produtos. Sucesso aos novos empreendedores!

 
À direita, Dener de Aquino, de Manaus, vencedor com o jogo virtual de Energia. No centro, a segunda
colocada, T
uane Paixão. E à esqueda, Juliano Mazute, de Florianópolis, terceiro colocado.   (Foto: O Globo)




A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: