Menu Busca
Destaques

Destaques

Modelo diagnóstico para a tomada de decisão de investimentos

IMPACTOS INTANGÍVEIS DOS MEGA EVENTOS

Os mega eventos, tais como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol, podem exercer um importante papel no desenvolvimento e na competitividade dos países e cidades sedes. 

Tal fato se dá em função do efeito catalisador dos investimentos públicos e privados em infraestrutura e no desenvolvimento da qualidade de vida/bem estar dos habitantes.

Entretanto, percebe-se também a existência de potenciais riscos, tais como gastos excessivos, pobre utilização dos espaços urbanos e estruturas subutilizadas após os eventos (os famosos elefantes brancos).

Dentre os impactos positivos, estudos mais recentes indicam que os fatores intangíveis são, potencialmente, os principais benefícios econômicos dos mega eventos, em virtude da sua natureza, variedade e influência indireta.

Levando-se em consideração que a gestão dos capitais do conhecimento, é uma tarefa essencial para os empreendimentos que desejam ter sucesso na nova realidade do século XXI, o CRIE vem estudando a questão de como poderíamos avaliar e gerenciar os ativos intangíveis gerados por projetos de mega eventos globais com vistas à criação de valor futuro.

Neste contexto, o pesquisador do CRIE, Mauricio Rodrigues, desenvolveu um modelo diagnóstico para a tomada de decisão de investimento, e gestão estratégica, de projetos de mega eventos com base nos ativos intangíveis. Esse modelo foi apresentado na defesa de seu doutorado que ocorreu no dia 09 de maio de 2016 na COPPE/UFRJ.

Para mais informações, acesse aqui o arquivo original (em inglês) da tese, intitulada Diagnóstico de impactos e legados gerados por projetos de mega eventos com foco nos ativos intangíveis.



A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: