Menu Busca
Destaques

Destaques

Uma boa discussão

Libertem nossos dados – Free our data

Quem está lendo esta mensagem, muito provavelmente tem e usa o Whatsapp. Ele não tem propaganda e não pagamos nada para usá-lo. Em outras palavras, se formos raciocinar dentro da lógica econômica tradicional, o Whatsapp é altamente deficitário: não tem receita, só despesas.

Mas em 2014 o Facebook pagou US$ 22 bilhões por esta empresa que só gera prejuízos...

Por que?

Ela gera dados, que combinados com os dados produzidos por todos nós no Facebook permite a esta empresa disputar com o Google (que também é dona do YouTube) e Microsoft (que entrou tarde neste jogo, mas é dona do Skype) os mais de 2,5 quintilhões de bytes que são gerados todos os dias. Se no século XX o valor era criado por terra, matéria prima e operários, no século XXI ele vem, principalmente, do conhecimento e dos dados digitais.

Precisamos construir um novo pacto social em torno do valor gerado pelos dados digitais. Se não fizermos nada, estaremos trocando o monopólio das empresas de petróleo e finanças, no século XX, pelo das empresas digitais, no século XXI. Somos nós que geramos estes dados que fazem as empresas valerem bilhões. Não é justo nem razoável que elas sejam as únicas beneficiárias do valor gerado por eles.

Como nos contrapor a esta tsunami digital? Liberando nossos dados. Cada um de nós é dono dos dados e informações que postamos nas redes sociais, mas as empresas que usamos (google, facebook, whatsapp...) têm o direito de usar estes dados. O problema é que SÓ ELAS têm este direito. E se cada um de nós disser que quer que seus dados (gerados nestes locais) sejam abertos para todos? Temos este direito, pois os dados são nossos.

O campanha “Free our data” foi lançada pelo jornal britânico The Guardian em 2006 e está voltando agora com toda força. O debate está apenas começando, mas ele é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática no século XXI.

Vamos nessa?

Clique aqui para acessar o material publicado no site do ODI Rio por ocasião do Open Data Day comemorado no último dia 04 de março por Luciana Sodré pesquisadora e consultora do CRIE. 



A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: