Menu Busca
Destaques

Destaques

Crie Indica

MP em Mapas: conheça a maior plataforma de dados abertos do Estado do Rio de Janeiro

Você tem interesse no movimento open data? Quer conhecer novas fontes de dados abertos do Estado do Rio de Janeiro? Está desenvolvendo projetos de pesquisa ou planeja criar um negócio ou aplicativo que use dados abertos? Então participe da palestra que apresentará o MP em Mapas, plataforma digital do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no dia 12/9, das 9h às 12h, no auditório da COPPE/UFRJ, Cidade Universitária. 

Dados abertos são dados que qualquer pessoa pode acessar, usar e compartilhar. Quando empresas ou governos divulgam dados não pessoais, possibilitam que pequenos empreendimentos, cidadãos e pesquisadores desenvolvam projetos ou negócios inovadores que podem trazer grandes benefícios para a sociedade. O compartilhamento de dados abertos governamentais contribui, ainda, para uma maior eficiência e transparência do poder publico, como também para o aprimoramento dos serviços à comunidade.  

Uma das iniciativas de open data criadas para este propósito é o MP em Mapas. Trata-se de uma plataforma digital do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que reúne informações georreferenciadas de instituições públicas e do próprio MPRJ em eixos temáticos como segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros. A ferramenta será apresentada pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, e o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto.

No evento, os participantes poderão conhecer, ainda, o projeto do MPRJ em parceria com alunos de graduação da disciplina de Gestão da Inovação, ministrada pelo professor Marcos Cavalcanti. Durante um semestre, os estudantes serão capacitados na ferramenta e terão a oportunidade de trabalhar as centenas de camadas de informações do MP em Mapas a fim de propor soluções relacionadas à atuação do MPRJ a outras instituições e à sociedade, por meio de aplicativos ou softwares.

Também será apresentado o ODI Rio, pela coordenadora Luciana Sodré. O Open Data Institute (ODI) é o instituto criado por Tim Berners-Lee, considerado o criador da World Web Wide, e Nigel Shadbolt para trabalhar a cultura dos dados abertos. A sede do instituto está em Londres, mas para dar conta do trabalho em escala global o ODI conta com uma rede conhecida como ODI Nodes, o que significa “nós da rede ODI”. O node do ODI no Rio de Janeiro funciona desde 2014 no Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ.

Informações
Dia: 12/09
Hora: 09:00 às 12:00
Local: Auditório G-122 - Centro de Tecnologia (CT), Bloco G, sala 122, Cidade Universitária.  
Entrada gratuita.



A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: