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Gestão do Conhecimento

Intangíveis

Intangíveis

Ao longo do tempo, os ativos intangíveis têm se tornado mais importantes do que os tangíveis para a criação de valor e são atualmente considerados fatores centrais para o crescimento econômico e a competitividade de empresas e nações. 

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), no ano 2000 cerca de 55% da riqueza do mundo já era construída com base no conhecimento. Ou seja, atualmente mais da metade da riqueza produzida pelo ser humano é constituída por bens ou serviços intangíveis, tais como softwares, produtos da indústria do entretenimento (música, informação, programas de televisão, filmes), consultorias, design, patentes e royalties. Mesmo se considerarmos apenas os bens tangíveis, como automóveis, celulares, aviões, computadores, etc., percebemos, claramente, o peso e a importância que conhecimento, inovação, governança, marca e rede de relacionamentos exercem na percepção de valor que temos desses bens.

Uma vez que o valor das nações, regiões e organizações está diretamente relacionado aos seus capitais intangíveis, torna-se essencial para os empreendimentos que desejam ter sucesso na nova realidade do século XXI efetuar o monitoramento e a gestão do conhecimento. Neste contexto, fica clara a justificativa de se investir em sistemas para visualizar, cultivar e capitalizar suas interações de criação de valor. Estes sistemas podem atender duas necessidades principais: a) explicar a composição do valor total ou do valor de mercado de uma organização, e b) expressar o desempenho de uma organização na obtenção de seus objetivos de acordo com uma visão estratégica.

O CRIE atua orientando todo tipo de organização (privada, pública ou do terceiro setor) na identificação, avaliação e gestão dos seus ativos intangíveis.

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  • Avaliação de Ativos Intangíveis – BNDES

    (CRIE)

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    Reformulação da metodologia de avaliação de empresas do banco para incorporar o capital intangível.

    Em parceria com o corpo técnico do BNDES, estamos redefinindo a metodologia de avaliação de empresas do banco para incorporar neste processo os capitais intangíveis: ativos do conhecimento como governança, pesquisa tecnológica e inovação, marketing, design, capital humano, capital de relacionamento e capital estratégico.
    O projeto se estrutura em torno de três sub-projetos: metodologia de avaliação do capital intangível, relatório do capital intangível e ações de sensibilização.
    A metodologia de avaliação do capital intangível amplia o modelo do rating financeiro, tradicionalmente utilizado para avaliação de projetos de financiamento, incorporando indicadores que levam em consideração: o setor, segmento de atuação da empresa e o estágio de desenvolvimento de cada um deles e os capitais do conhecimento adequados a cada estágio do mercado.
    O relatório dos capitais intangíveis (CI) é um documento que deverá ser incorporado aos relatórios e demonstrativos anuais das empresas para melhorar a informação entre as empresas seus investidores, financiadores e stakeholders. E uma visão de dentro da empresa e tem como objetivo comunicar ao mercado e ao público externo de que forma a empresa está atuando para construir os recursos que irão suportar sua estratégia competitiva. O relatório de CI deve apresentar as seguintes informações: mercado de atuação da empresa e sua dinâmica – ameaças e oportunidades; posicionamento estratégico da empresa; descrição dos principais capitais intangíveis e de sua política de desenvolvimento destes capitais, explicitando as ações em curso e os investimentos realizados na sua construção.
    Por fim, as ações de sensibilização envolvem a realização de um seminário internacional em agosto de 2007, no BNDES, a criação de um grupo de discussão e a edição de um número especial da Revista Inteligência Empresarial com os resultados do seminário.

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  • Aula Inaugural MBKM RJ24 - Prof. Klaus North

    (NORTH, Klaus.) (2012)

    Aula Inaugural da turma MBKM RJ24, dia 23 de março de 2012 no Hotel Windsor Guanabara.

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  • 3º Seminário Biga Data Brasil

    (Marcos Cavalcanti ) (2016)

    Confira as palestras do dia 13, em breve material completo.

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  • O legado para o Rio de Janeiro e o esporte nacional das Olimpíadas de 2016

    (Marcos Cavalcanti e Maurício Rodrigues) (2016)

    Globo News - 08/08/015

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  • Bens Intangíveis em Mega Eventos

    (Maurício Rodrigues) (2015)

    Entrevista com o doutorando Mauricio Rodrigues ao pro

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  • A Qualidade na Gestão de Projetos de Sistemas de Informação

    (Gisele Salgado de Chermont) (2001)

    Uma metodologia de gestão de projetos de sistemas de informação que funcione como diferencial competitivo para as empresas.
    Tese Mestrado

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  • Capitais Intangíveis - Métricas e Relatório

    (DEUTSCHER, José Arnaldo.) (2008)

    A finalidade estabelecer um sistema de métricas qualitativas para os capitais intangíveis.
    Tese Doutorado

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  • A Gestão de competências nas Organizações Virtuais: o caso da Empresa UR2

    (Balceiro, Raquel B. Figueiredo, Pedro P.) (2002)

    O artigo apresenta o conceito de organização em rede e mostra sua relação intrínseca com o tema gestão por competências.

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  • A Gestão de Pessoas para o Profissional do Conhecimento

    (BALCEIRO, R. B. ÁVILA, G. M) (2003)

    Uma reflexão sobre novas tendências da Gestão de Pessoa e diferenças entre competências individuais e organizacionais.

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