Menu Busca
Projetos

Projetos

    • Gestão do Conhecimento

    Banco do Brasil Tecnologia e Sistemas – BBTS (Cobra Tecnologia)

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Determinação e sistematização de processos de cinco gerências executivas de duas diretorias, a saber, a Diretoria Financeira e Serviços Internos e a Diretoria de Serviços de Infraestrutura Bancária envolvendo o desenho de fluxogramas, preparação de descritivos, de matrizes de autoridade, consulta e informação e de painéis de indicadores de desempenho.

    Com duração de oito meses, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de fornecer uma base de referência para a implantação de uma nova versão de um ERP na empresa.

    Visando prover suporte conceitual ao trabalho antecipadamente foram ministrados pelo CRIE no Rio de Janeiro e em Brasília cinco curso denominados ”Gestão Orientada por Processos” para aproximadamente 110 pessoas.


    • Gestão do Conhecimento

    Avaliação da Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI do Setor Elétrico Brasileiro

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL.

    O
     Crie auxilia a Coppe/UFRJ na realização de pesquisa e elaboração de notas técnicas para avaliar a gestão de tecnologia e inovação, o papel e o desempenho dos principais agentes e instituições atuantes no setor elétrico no país, possibilitando um melhor delineamento de um modelo de gestão que fortaleça a capacitação tecnológica nacional e incremente a capacidade inovativa do setor elétrico. 
    O objetivo específico é a avaliação dos modelos de Gestão de Tecnologia e Inovação - GTI adotado pela Eletrobras e por suas subsidiárias, bem como do papel desempenhado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel. Também merecerão idêntica atenção a Aneel e o CTENERG, de modo a evidenciar a atuação de cada um nas decisões de novos investimentos em tecnologia e inovação e no estímulo a melhorias na estrutura de gerenciamento das empresas do setor.
    O segundo objetivo específico é a aplicação e validação do modelo de gestão desenvolvido na primeira etapa deste trabalho. Pretende-se que ao final do processo seja possível elaborar um Programa de P&d para todo o sistema Eletrobrás, compreendendo as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com base nos gargalos de todas as suas subsidiárias.


    • Gestão do Conhecimento

    Gestão do Conhecimento na Petrobras

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Assessoria à coordenação de Gestão do Conhecimento da Petrobras na identificação, mapeamento e análise das diversas iniciativas de GC existentes no Sistema Petrobras

    O Crie auxiliou na identificação das diversas iniciativas de gestão com foco no conhecimento e de ativos de conhecimento existentes no Sistema Petrobras de forma a permitir uma ação articulada, em rede, entre todos os atores envolvidos no processo de gestão do conhecimento, visando a otimização do uso desses recursos pela empresa e seu alinhamento com as estratégias da organização.

    Para alcançar os objetivos propostos foram desenvolvidas atividades de:
    - Sensibilização do Sistema Petrobras para a importância do compartilhamento e sistematização do conhecimento;
    - Levantamento de percepção quanto ao estágio da Gestão do Conhecimento no Sistema Petrobras;
    - Planejamento da implantação de uma Rede corporativa de integração e compartilhamento de conhecimento. 

    • Gestão do Conhecimento

    Firjan-Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Diagnóstico da situação financeira da Santa Casa e avaliar ativos e passivos, objetivando fundamentar a decisão da Firjan quanto a assumir ou não a administração da instituição.

    O diagnóstico envolve a participação de uma equipe multidisciplinar englobando: auditoria contábil e financeira, avaliação da gestão operacional dos hospitais, avaliação do patrimônio imobilizado, análise dos recursos humanos, mapeamento dos educandários, casas de repouso e cemitérios e elaboração de plano de negócios incluindo as projeções de investimentos necessários para o correto funcionamento das instituições que compõem a Sta Casa.

    • Gestão do Conhecimento

    Desenvolvimento de sistema de recomendação personalizada em ambiente multimídia integrado

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Sistema deve ter grande impacto sobre a indústria de conteúdo em geral e sobre a adoção da TV digital, em particular.

    O Crie foi um dos escolhidos dentro do Edital conjunto “Finep-Sebrae de Inovação” para desenvolver um sistema que deve ter grande impacto sobre a indústria de conteúdo em geral e sobre a adoção da TV digital, em particular. Trata-se de um sistema de recomendação personalizada de conteúdo em ambiente multimídia integrado (tv digital, jornal, rádio, internet).
    O sistema poderá revolucionar o acesso, tratamento e comercialização da indústria de conteúdo no país, permitindo que os usuários tenham acesso a informações personalisadas, viabilizando uma maior qualidade nas trocas que eles realizam entre si.O desenvolvimento deste sistema envolve um trabalho complexo e interdisciplinar que requer especialistas em design de interfaces gráficas, data mining, telecomunicações, marketing, analistas de sistemas, programadores, psicólogos entre outros.
    O
     projeto terá a duração de 18 meses e despertou o interesse de diversas empresas. Um protótipo do sistema deverá ser desenvolvido em parceria com duas grandes empresas, uma da área de produção de conteúdo e outra da área de comércio eletrônico. 
    Com isso, desde o início será garantida a aplicabilidade do sistema, que não pretende ser um artefato acadêmico mas um produto inovador, que contribua para tornar mais inteligente e eficaz o processo de decisão do usuário.

    • Gestão do Conhecimento

    Delegacia Legal

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Desenvolvimento do Sistema de Inteligência da Polícia do Estado do Rio de Janeiro e remodelagem das funções administrativas dentro das Delegacias.

    Este projeto incluiu o Mapeamento de Processos das Delegacias do Rio de Janeiro e o desenvolvimento do Sistema de Inteligência da Polícia. Nenhum órgão de segurança da América Latina possui programa semelhante e pouquíssimas polícias em todo o mundo dispõem de um Sistema de Informação e Inteligência deste tipo.
    Trata-se de uma base de dados comum à todas Delegacias integradas ao sistema. O sistema formata o Registro de Ocorrência - RO, padroniza as classificações das ocorrências, torna uniforme a linguagem dos policiais e armazena em Banco de Dados (BD) todas as informações necessárias para o apoio à investigação policial.
    As estatísticas são fornecidas automaticamente, sem ambigüidade de classificação e sem os erros tradicionais de uma tabulação manual, fornece também uma interface de linguagem e de dados para futuros sistemas que venham a ser integrados ao Sistema de Inteligência da Polícia. 
    O projeto também incluiu a reestruturação arquitetônica das delegacias, a fim de criar um ambiente mais propício à interação entre os Policiais e para com o Cidadão.


    • Gestão do Conhecimento

    Crie Verde Amarelo

    (CRIE)

    Saiba Mais

    O Crie desenvolve junto ao Sebrae, Fucapi e IBQP-PR uma Metodologia integrada de Gestão da Inovação e do Conhecimento para pequenas e médias empresas.

    Objetivo desse projeto é consolidar o Centro de Referência em Inteligência Empresarial através do desenvolvimento de uma metodologia que integre a gestão da inovação e a gestão do conhecimento para pequenas e médias empresas (PMEs). A consolidação deste centro compreende a formação de uma rede de multiplicadores, de abrangência nacional, articulada regional e setorialmente.
    Parceiros: SEBRAE-NACIONAL, SEBRAE-RJ, SEBRAE-RS, SEBRAE-MA, FUCAPI-AM, IBQP-PR


    • Gestão do Conhecimento

    Brascan Energética – Mapeamento de Potencial

    (CRIE)

    Saiba Mais

    A Brascan Energética (BESA), empresa pioneira no processo de mudança do modelo energético brasileiro, está vivendo um momento de crescimento acelerado, no qual se torna imprescindível identificar as pessoas que, nos processos de negócio, ocupam cargos que impactam diretamente nos resultados da empresa e cujas atividades demandam uma elevada intensidade de conhecimento tácito.

    Diante dessa situação, o Crie realiza um projeto de consultoria para Mapeamento de Potencial dos colaboradores da BESA. Como parte da metodologia, foram realizadas palestras de sensibilização, entrevistas pessoais e um questionário foi elaborado para identificar as principais características dos funcionários. Posteriormente, o Crie analisou as informações colhidas, e gerou um relatório completo com todas as informações relevantes ao processo e relatórios individuais sobre cada um dos participantes envolvidos. 
    Esse projeto permitirá a Brascan Energética alinhar os interesses entre os colaboradores e a empresa, a fim de aprimorar o canal de comunicação entre as partes e planejar melhor as ações de RH da Companhia. Além disso, terá a oportunidade de identificar os colaboradores com alto potencial e desempenho, permitindo estruturar de forma mais eficiente o processo de sucessão.

    • Gestão do Conhecimento

    BNDES - Implementação da Política de RH

    (CRIE)

    Saiba Mais

    O projeto de consultoria do Crie para o BNDES tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos dos colaboradores do Banco a respeito de conceitos e técnicas de Gestão de Desempenho e Resultados, Gestão por Competências, Programa de Sucessão, Sistema de Educação Corporativa e Plano de Carreira para aplicação no sistema do BNDES.

    A proposta de trabalho do projeto é “Ensinar Trabalhando”, onde o Crie ministra treinamentos, em parte do tempo, e executa tarefas reais, juntamente com os profissionais do BNDES, na outra parte. Desta forma, o profissional recebe o treinamento e o coloca em prática logo em seguida, garantindo o aprendizado e a fixação da técnica ensinada. Ao mesmo tempo, o Crie estará acompanhando e tirando as dúvidas.
    O projeto deverá, ainda, criar ambiente que propicie a participação e o envolvimento do corpo funcional de forma a tornar o processo compartilhado e referendado pelo Banco, gerando um novo patamar de desenvolvimento organizacional em que a atividade de Recursos Humanos seja considerada ferramenta estratégica para o alcance de resultados institucionais.


A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: