Menu Busca
Projetos

Projetos

    • Intangíveis

    Avaliação de Ativos Intangíveis – BNDES

    (CRIE)

    Saiba Mais

    Reformulação da metodologia de avaliação de empresas do banco para incorporar o capital intangível.

    Em parceria com o corpo técnico do BNDES, estamos redefinindo a metodologia de avaliação de empresas do banco para incorporar neste processo os capitais intangíveis: ativos do conhecimento como governança, pesquisa tecnológica e inovação, marketing, design, capital humano, capital de relacionamento e capital estratégico.
    O projeto se estrutura em torno de três sub-projetos: metodologia de avaliação do capital intangível, relatório do capital intangível e ações de sensibilização.
    A metodologia de avaliação do capital intangível amplia o modelo do rating financeiro, tradicionalmente utilizado para avaliação de projetos de financiamento, incorporando indicadores que levam em consideração: o setor, segmento de atuação da empresa e o estágio de desenvolvimento de cada um deles e os capitais do conhecimento adequados a cada estágio do mercado.
    O relatório dos capitais intangíveis (CI) é um documento que deverá ser incorporado aos relatórios e demonstrativos anuais das empresas para melhorar a informação entre as empresas seus investidores, financiadores e stakeholders. E uma visão de dentro da empresa e tem como objetivo comunicar ao mercado e ao público externo de que forma a empresa está atuando para construir os recursos que irão suportar sua estratégia competitiva. O relatório de CI deve apresentar as seguintes informações: mercado de atuação da empresa e sua dinâmica – ameaças e oportunidades; posicionamento estratégico da empresa; descrição dos principais capitais intangíveis e de sua política de desenvolvimento destes capitais, explicitando as ações em curso e os investimentos realizados na sua construção.
    Por fim, as ações de sensibilização envolvem a realização de um seminário internacional em agosto de 2007, no BNDES, a criação de um grupo de discussão e a edição de um número especial da Revista Inteligência Empresarial com os resultados do seminário.