Menu Busca
Gestão do Conhecimento

Redes Complexas

Redes Complexas

Sistemas complexos, também conhecidos como redes complexas, são aqueles que possuem uma estrutura formada por um grande número de partes que se relacionam de forma tão complexa, que tornam difícil sua apreensão e um conhecimento profundo do seu funcionamento. Além disso, sistemas complexos são abertos, se relacionam com outros sistemas complexos e, portanto, sofrem influência uns dos outros. O código genético, o sistema nervoso e a sociedade são apenas alguns exemplos desses sistemas que até o final do século XX eram considerados imprevisíveis.

A partir do início do século XXI a ciência começou a utilizar dados digitais para estudar os sistemas complexos. Isso foi possível porque a sociedade migrou rápida e intensivamente para a Internet a partir da década de 90, gerando dados valiosos sobre sua dinâmica.

Se você pensou em Big Data, é isso mesmo. Utilizar dados digitais para modelar a sociedade nos ajuda a compreender melhor as pessoas e como elas se relacionam entre si e com o mundo, nos permitindo desenvolver melhores produtos e serviços e controlar fenômenos indesejados como doenças, boatos, discriminações e violência. 

Essa área de atuação é transversal às demais: A Ciência das Redes fundamenta toda atuação do Crie em gestão do conhecimento, avaliação de intangíveis, big data e open data.

Estudamos e analisamos as redes complexas dos nossos projetos para aproveitar melhor a topologia que elas apresentam ou para propor uma nova estrutura de rede que viabilize o que se deseja.

Uma boa discussão

Libertem nossos dados – Free our data

No século XX o valor era criado por terra, matéria prima e operários, no século XXI ele vem, principalmente, do conhecimento e dos dados digitais.

Seminário ObservatóR!O2016: um olhar sobre os dados olímpicos

Um relato sobre o projeto multidisciplinar, desenvolvido no VISGRAF, que monitorou e visualizou textos e imagens sobre a Rio-2016 compartilhadas em redes sociais.

Cursos

Saiba Mais

Projetosveja todos os projetos de conhecimento

  • Não existem projetos para esta área.

Centro de Estudos veja todo o material

  • Redes Complexas

    (Marcio Argollo de Menezes) (2016)

    Palestra do dia 12/09 que compôs a Mesa: A Força da Rede no 3º Seminário Big Data Brasil.

    Download/Visualizar
  • Aula de Ciência das Redes

    (Luciana Sodré) (2016)

    Aula de Ciência das Redes, Profa. Luciana Sodré

    Download/Visualizar
  • 3º Seminário Biga Data Brasil

    (Marcos Cavalcanti ) (2016)

    Confira as palestras do dia 13, em breve material completo.

    Download/Visualizar
    Não existem artigos cadastrados
  • Redes do Conhecimento Empresariais: um estudo de caso sobre as "comunidades de conhecimento" de uma empresa multinacional brasileira.

    (MAZZAROTO, Solange Francisca) (2014)

    Algumas empresas perceberam que as redes sociais estão sendo amplamente utilizadas pelas pessoas em geral, como forma de comunicação e interação e, por isso, v

    Download/Visualizar
    Não existem artigos cadastrados
  • Aplicação do Modelo de Regan: utilizando o AIRBNB como exemplo em ferramenta inicial para previsão de inovações disruptivas.

    (PEÇANHA, João Gabriel d’Alincourt da Fonseca) (2016)

    Fev, 16

    Download/Visualizar
  • Plataforma Digital Colaborativa para visualizar e medir a eficiência do serviço público no Estado do Rio de Janeiro através da satisfação dos usuários.

    (DE FREITAS, Veronica Santos; FUGAZZA, Paulo ) (2016)

    Fev, 16.

    Download/Visualizar